quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


O Natal que eu quero 30.11.2008, Daniel Sampaio


Não ninguém me pediu opinião, eu sei. Na escola é costume não ligar muitoao que pensam os alunos. Mas eu gramo a escola, gosto dos meus amigose há uma data de professores que até são fixes.Ando no 8.º, tenho bué de disciplinas, algumas não dá para entender.Estudo acompanhado para um gajo de 14 anos? Formação Cívica? Nãopercebo bem, é uma coisa de 90 minutos por semana em que o stôr, que éo director de turma (nós dizemos DT), está sempre a mandar vir, adizer para nos portarmos bem. Da Matemática não me apetece falar, ostôr tem pouca pachorra para tirar dúvidas. História é um bocado secae percebo mal o livro, faço confusão porque não contam a vida dos reiscomo o meu avô me explicava, por isso estudo para os testes e depoisesqueço tudo.Não, não pensem que venho aqui criticar a escola, já disse que gostode lá andar. O problema é que aquilo anda mesmo esquisito, podem crer.Já o ano passado os stôres andavam às turras com a ministra eapareciam nas aulas chateados, um gajo mandava uma boca e levava logoum sermão, às vezes diziam mesmo para nos queixarmos à ministra, comose chibar fosse coisa que desse jeito. Mas este ano está bem pior:falamos com os professores nos intervalos, "olá, stôr!" e eles andammesmo tristes, a minha stôra de Inglês, que eu curto bué, diz que está"desmotivada" e que está farta de grelhas de avaliação e de pensar emobjectivos. Eu de grelhas não percebo nada e, quanto aos objectivos,os meus são divertir-me uma beca e passar o ano, não quero mesmo ficarpara trás porque os meus pais dão-me nas orelhas e fico sem os meusamigos, que é uma das coisas porreiras que a escola tem.Por isso peço a todos que se entendam. Ver os professores aos berrosna rua é uma coisa que eu compreendo, têm todo o direito porque nós àsvezes também andamos, o problema é que assim ainda há menos gente apreocupar-se connosco. Os nossos pais não têm tempo, andam sempre atrabalhar e ficam descansados porque estamos na escola a aprender e alutar pelo nosso futuro, mas agora a coisa está preta, os nossosstôres estão cansados, o que é mau para nós: quem nos ajuda quandoestamos aflitos? Eu sempre contei com um ou dois dos meus stôres, oano passado quando me achava um monstro (cheio de borbulhas e a sentirque as miúdas não olhavam para mim) foi a stôra de Português que mechamou no fim da aula e conversou comigo, bastou ela ouvir com atençãoe dizer que compreendia o que eu sentia para me sentir muito melhor. Equando o Tavares disse que se ia matar porque a rapariga com quemandava foi vista a curtir com um gajo qualquer, foi o nosso DT quefalou com ele e lhe arranjou uma consulta no psicólogo.Não percebo nada da guerra dos professores, só sei que deve ser justaporque eles esforçam-se muito, já pensaram no que é aturar a malta,sobretudo alguns que só querem fazer porcaria, põem-se aos berros nasaulas e não obedecem, às vezes até palavrões dizem para os stôres?Muitos de nós querem aprender, mas o barulho é grande e há muitaconfusão, há lá gajos, repetentes e isso, que só lá estão porque sãoobrigados, depois há outros que são de fora e não percebem bemportuguês, outros ainda têm problemas em casa e passam mal, a Vanessaque tem um pai alcoólico e que chora quase todos os dias ainda porcima foi empurrada na aula por um colega que só lá está a armarconfusão... o DT disse que nós devíamos ser responsáveis e quetínhamos de acabar com isso, mas eu acho que a ministra devia era darforça aos professores para serem melhores, o meu pai diz que ela àsvezes está certa mas eu não concordo, se vejo todos, mesmo todos osstôres da minha escola contra ela devem ter razão, os professores àsvezes erram mas são importantes para nós, precisamos de estudar paraver se nos livramos do desemprego, isso é que é verdade!Por isso espalhem este mail, façam forward para quem quiserem. Digamaos que mandam para terminarem com as discussões que já estamos fartose como na minha escola somos todos contra isso dos ovos (umaestupidez), digam à ministra e aos sindicatos que já chega! Façam umaescola melhor, ajudem os professores a resolver todos os problemas dasaulas (ninguém pode fazer isso em vez dos stôres) e arranjem maneirade nós aprendermos mais, para ver se percebemos melhor o mundo e nossafamos, o que está a ser difícil.
Quem quiser dê opinião, o meu mail é brunovanderley@gmail.com, sou do8.º E da Escola Básica 2/3 do Lá Vai Um.

Sem comentários: